Review

Lightning McQueen (Faísca McQueen) é um carro de corridas extremamente convencido.

Tem uma legião de fãs e acha-se o melhor de todos os corredores da Taça Pistão, com uma distância considerável de avanço para os outros. A sua arrogância é tal que se torna verdadeiramente insuportável trabalhar na equipa dele.
Durante a última corrida da temporada, na decisão do título,Faísca decide não trocar de pneus e vencer os seus oponentes King Strip Weathers e Chich Hicks por uma grande distância, para não restarem dúvidas que o vencedor será ele,e para deixar o seu patrocinador actual Rust.Eze, passando a ser patrocinado pela grande marca Dinoco.

Só que os planos saem furados(como os pneus que ele gastou desnecessariamente), e numa volta final de deixar a língua de fora a corrida termina num empate entre os 3 favoritos.

Está dado o mote para esta maravilhosa animação da Disney Pixar, o fenómeno mundial CARS.

A voz de Faísca na versão original é de Owen Wilson( na VP é de Pedro Granger), e as expressões dele( and one for the ladies, Ka-chow) ficarão marcadas na memória de muitos meninos que adoram literalmente o filme e os personagens.

Depois de ter empatado a corrida, enquanto dormia, Mack, o camião de transporte de Faísca adormece também e deixa-o ficar na estrada no meio de nenhures.

É aqui que começa a lição de Cars.

Faísca vai parar a Radiator Springs, no condado de Carburetor, e encontra por lá uma grande variedade de personagens, desde chaços como Matter a uma miúda muito gira chamada Sally.
Radiator Springs é uma cidade do deserto e foi outrora próspera, até que a construção da Interstate 40 desviou os carros dela, deixando-a a definhar aos poucos.
Faísca na sua pressa de tentar regressar a tempo da corrida do título da Taça Pistão destrói a estrada de Radiator Springs e é condenado a 5 dias de prisão para a construir, e aí a sua vida vai mudar.

Preso na cidade, onde nada aparentemente se passa, Faísca está aborrecido, e o seu novo amigo Matter trata de lhe mostrar a diversão no campo ao acordar tractores, fazer corridas na terra, etc.
E faísca sem querer vê uma taça Pistão numa velha garagem, pertença de Doc Hudson, outrora um grande campeão que se retirou depois de um grave acidente.
É através de Doc Hudson(voz do saudoso Paul Newman) que Faísca começa a perceber que ganhar não é tudo na vida, e que o sucesso é efémero.
Com Matter Faísca descobre a verdadeira amizade, com Sally o amor, e o menino mimado do início desta aventura cresce e torna-se num verdadeiro altruísta.

Chic Hicks (Voz de Michael Keaton) tenta de todas as formas desleais ser o vencedor da corrida final, onde Faísca tem apoio de todos os seus amigos de Radiator Springs, e no final da corrida, a surpresa chega.

Para se ter o tão almejado sucesso, o patrocínio da Dinoco, não basta vencer, as atitudes têm de ser as de um vencedor também.

Um filme cheio de moral, com valores que se conservam para a vida e sem dúvida um dos maiores sucessos mundiais de Merchandising, pois todos os personagens deste Cars ganharam forma real em colecções extraordinárias, para a delícia dos mais novos.

Um filme a não perder!

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 7.0/10 (1 vote cast)

Cars, 7.0 out of 10 based on 1 rating



About the Author

Lúcio Silva
Licenciado em Tecnologias da Comunicação Audiovisual (ESMAE/IPP). Formador de Workshops de História do Cinema Mundial. Docente.